“A alquimia que, talvez, foi figurada em
remotos começos de um passado, para abrir
na via seu caudal de verdades sutis,
irrompidas por vistas que cessaram em um
dia e hoje começam talvez seu cavalgar,
surgindo qual brilhante trilogia que é:
fôlego, verdade e domínio. Cinzele de esculpidas impressões foram sempre a razão desses campeões que souberam honrar a grande verdade e, nestas letras que hoje estão escritas, verificam que desta grande alquimia seus passos puderam encontrar e, ao chegar ao fundo desse evento, discernir do efêmero, o real.”
Chela Sisti - Elio A. Casali
Em um mundo onde a razão e a ciência imperam, as necessidades emocionais e espirituais das pessoas acabam sendo negligenciadas, o que impacta diretamente na saúde integral do ser humano. A religiosidade, enquanto prática de interiorização e aproximação da mente consciente com os conteúdos que a transcendem, pode ser vista como uma forma de compensação psicológica, sendo a busca por significado um fator inerente à psique humana.
“A tarefa da individuação está em estabelecer um diálogo com os personagens das fantasias – ou conteúdos do inconsciente coletivo – e integrá-las na consciência, recuperando assim o valor da imaginação mitopoética que havia sido perdida na época moderna, reconciliando deste modo o espírito da época com o espírito das profundezes.”
Sonu Shamdasani – O Livro Vermelho
Alessandra Nunes Ribeiro
“As imagens mitológicas são aquelas que colocam o consciente em contato com o inconsciente. É isso que elas são. Quando não temos imagens mitológicas, ou quando o consciente as rejeita por uma ou outra razão, perdemos o contato com a nossa parte mais profunda. Acho que esse é o propósito de uma mitologia pela qual se possa viver. Temos de descobrir por qual mitologia estamos de fato vivendo e conhecê-la, para podermos tocar a nossa ocupação com competência.”
Joseph Campbell
Alessandra Nunes Ribeiro
“A participação secreta do inconsciente no processo da vida está presente sempre e em toda parte, sem que seja preciso procurá-la. O que se procura aqui é a maneira de tornar conscientes os conteúdos do inconsciente que estão sempre prestes a interferir em nossas ações, e, com isto, evitar justamente a intromissão secreta do inconsciente, com suas consequências desagradáveis. ”
Carl G. Jung
- 1
- 2